terça-feira, 5 de junho de 2007

A Comunicação integrada na Comunicação Organizacional



Comunicação integrada pode se realizar nas comunicações entre empresas multinacionais, transnacionais e doméstico-exportadoras. Em diferentes níveis de complexidade essas organizações necessitam de eficazes instrumentos de comunicação para realizar suas atividades. Seja via e-mail, teleconferência, netmeeting, listas de discussão, e tantos outros instrumentos disponibilizados para comunicação em tempo real que são utilizados em ambientes organizacionais e educacionais. Este novo aparato tecnológico permite a organizações com unidades dispersas fisicamente a possibilidade de integrar suas atividades como se estivessem todas reunidas em um só espaço, mesmo que este seja virtual. Pensar na comunicação via voz, imagens, texto ou transmissão de dados, em um novo ambiente tecnológico que possibilita comunicação em tempo real, também é falar de comunicação integrada, uma vez que cria-se uma integração organizacional, nunca antes imaginada, que facilita o processo de tomada de decisão e aumenta significativamente a produtividade das empresas. A Siemens reúne os responsáveis da área de pesquisa e desenvolvimento, espalhados pelo mundo, em reuniões periódicas através de videoconferências, sites e comunicação eletrônica para discutir detalhes de projetos únicos. Certamente tal tecnologia de comunicação amplica o conceito de comunicação integrada.
A própria internet e os sistemas de comunicação via satélite, que disponibilizam estas ferramentas de comunicação, são sistemas de comunicação integrada a medida que unem pessoas ao redor do mundo. Através destes ambientes de comunicação desenha-se uma outra forma de integração entre o receptor da mensagem e o emissor. Com as vantagens da internet: interatividade, produtividade, atualidade, economia e globalidade, o receptor passa também a ser produtor das mensagens e interage com a sua fonte de informação (Cruz, 2000). A integração do emissor com o meio de comunicação enquanto produtor, também é uma nova concepção da comunicação integrada.

12 comentários:

Fer disse...

Olá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se pega rápido, rápido.
Veja: www.safesoft.com.br/pabx/

gecorp.blogspot.com disse...

Olá Fernanda. Parabéns pela iniciativa do blog. Gostei muito dos textos sobre comunicação organizacional. Sucesso!

Anônimo disse...

Olá Fernanda!...
Chamo-me Patrícia, e sou de Portugal. este ano esntrei no curso de gestão de recursos humanos e tenho a disciplina de Comunicação Organizacional.

A professora ~pediu oara nós fazermos um trabalho... Só que não faço a mínima ideia sobre o que falar...

Comecei a pesquisa e encontrei o teu blog... e decidi que devia colocar uma pergunta... Se eu falar sobre a tecnologia na comunicação organizacional é um mau tema para o meu trabalho?

Aguardo resposta... Pode mesmo enviar para o seguinte mail: paticha@sapo.pt

Anônimo disse...

Só uma sugestão, Fernanda, para não ferir o mérito de seu lindo trabalho, descuido pequeno, mas chato. Troque o participacem por participassem.

Alexandre Octávio

Anônimo disse...

Fernanda, por que nao citar os verdadeiros autores dos textos? Nao seria mais justo divulgar este texto com a mencao para a autora Adriana M. Casali ?

Fernanda Wolff disse...

Infelizmente vc postou anonimamente, portanto não posso respondê-la(o)...
Mas vc deve ter lido na minha apresentação que apenas organizo os textos e posto, não sou a autora e não menciono os autores em nenhum texto pelo fato que muitos deles chegam até mim sem a assinatura do verdadeiro autor, mas agradeço por ter informado a autora deste último texto.
Obrigada, Fernanda

Rafael disse...

Olá, compartilhei esta postagem "A tecnologia na comunicação organizacional" por link através do meu blog. Li sua postagem e achei super interessante. Assunto na qual a tecnologia e a palavra chave na organizações.

Estou desenvolvendo junto com outros integrantes do meu grupo "Cultura e Clima Organizacional" tema que esta relacionado a este Tópico. E a tecnologia não poderia ficar de fora, néh!

Bem gostei de sua autoria, parabéns. Peço que vc possa divulga meu blog, pos o seu coloquei como favorito.

Segue endereço

http://culturaeclimaorganizacional.blogspot.com/2010/10/comunicacao-tecnologica-compartilhada.html

Rafael, Abraços

Julia Lameira disse...

Oi Fernanda, adorei seu blog.Apartir de hoje te seguirei.Bom, tenho 17 anos e estou terminando o 3ºano do En.Médio e faço também pré-vestibular, com o intúito de cursar na Universidade de Brasília(Unb) Comunicação organizacional, um curso novo na universidade e com poucas infomações.E achei aqui tudo o que eu precisava saber.Continue escrevendo e sucesso!

Anônimo disse...

Muito bom o conteúdo.
Parabéns pelo por seu site
João Paulo

Anônimo disse...

I blog quite often and I genuinely thank you for your information.
Your article has truly peaked my interest. I'm going to take a note of your website and keep checking for new information about once per week. I opted in for your RSS feed as well.

Look into my homepage; schwimmbrillen kaufen

Anônimo disse...

It's amazing to visit this web page and reading the views of all mates concerning this piece of writing, while I am also keen of getting experience.

my blog besten mp3 player

Anônimo disse...

After checking out a handful of the blog posts on your web site, I truly appreciate your technique of writing a blog.
I saved it to my bookmark site list and will be checking back soon.
Please visit my web site as well and let me know your opinion.


Here is my web page online brillenhandel