segunda-feira, 21 de maio de 2007

A comunicação organizacional e a multinascionalização

O processo de globalização econômica e cultural e o crescimento da multinacionalização das corporações vem intensificando as relações interculturais entre os povos e gerando uma profunda transformação no ambiente de trabalho.
Essa desterritorialização de empresas, bem como de executivos, técnicos e funcionários de diversas áreas, compromete a interação entre profissionais de diferentes culturas, além de influenciar enormemente seus processos comunicativos.
Mais um motivo, para a comunicação ser bem estudada e planejada, com todas essas diferenças culturais, como deve acontecer a comunicação interna destas empresas? Se podemos ter em um mesmo andar, até mesmo num mesmo setor, um colaborador japonês, um alemão e um brasileiro? E não estou falando da língua que usarão, pq com certeza falarão o inglês. Estou falando das diferenças culturais, diferenças de linguagem, crenças, costumes, hábitos...

Qual a comunicação que realmente fará com que estas 3 nacionalidades sintam-se como verdadeiros integrantes, realizadores de todo o processo empresarial?

2 comentários:

Anônimo disse...

Oiee FER...

Parabéns pela Criação do BLOG...

Excelente Idéia!!!!

Bjus..

Anônimo disse...

Muito bom o conteúdo.
Parabéns pelo por seu site
João Paulo