quarta-feira, 16 de maio de 2007

O que é Comunicação Organizacional?


Para inaugurar este espaço, coloco aqui algumas definições de Comunicação Organizacional, pois como os leitores leigos neste assunto, vão compreender as futuras ferramentas que estarei colocando, sem ao menos saber exatamente o que é esta tal de comunicação organizacional?

As diferentes abordagens e perspectivas desenvolvidas mais recentemente têm procurado demonstrar a importância que a comunicação organizacional vem assumindo em face do novo cenário globalizado.
A comunicação organizacional abrange todas as formas de comunicação utilizadas pela organização para relacionar-se e interagir com seus públicos. Para Riel (1995) comunicação organizacional engloba relações públicas, estratégias organizacionais (public affairs), marketing corporativo, propaganda corporativa, comunicação interna e externa , enfim um grupo heterogêneo de atividades de comunicação, voltadas fundamentalmente para os públicos ou segmentos com os quais a organização se relaciona e depende.
A comunicação então pode ser entendida como um composto que dá forma à organização, que a informa fazendo-a ser o que é. São os trabalhos em equipe, os programas de sugestões, enfim todas as práticas organizacionais que oportunizem a efetiva participação, estabelecendo vínculos de pertinência e compromisso com a organização.

13 comentários:

Aletéia by Ale disse...

hehhe bem vinda ao mundo dos blogs!!!
Sucesso

kisses, Ale

Adriana Amaral disse...

parabens pelo blog!

Anônimo disse...

Parabéns pela idéia!
Continue atualizando com informações ricas :-)
Acho que falta informação sobre essa área.. e falta emprego também!
Taí uma dica para um próximo assunto: Emprego na área de comunicação organizacional.

Abraço

JUBBS disse...

oi Fer, passando p dar um oizinho.
mto legal esse teu trabalho
beijos

Anônimo disse...

olha estou montando meu pre projeto em comunicação empresarial!vc poderia me sugerir alguns autores pra a minha fonte bibliografica? bjoss!

Anônimo disse...

meu e-mail é gelan_lan@hotmail.com

Anônimo disse...

Seu blog é muito importante para divulgar a comunicação organizacional. Eu , Priscila Souza, me formei agora em Relações Públicas e moro em Salvador, e sinto falta da divulgação dessa área aqui na Bahia. Está de parabéns e espero que possamos compartilhar as discussões sobre esse mundo maravilhoso.

Silvia Zampar disse...

Comunicação Organizacional e Empresarial seriam sinônimos??

Blog's Marrie disse...

Parabéns pela inovação. Um blog sobre cunicação organizacional é dificilmnte encontro pelo mundo cibernetico.Eu sou graduando em jornalismo e quero desenvolve meu artigo científico nesta área. Mas eu tive pouca formação e informação osbre o assunto, apenas o basicão. Adoraria ler sempre artigos que você postar e aindatrocar ideias para desenvolver um trabalho maneiro para conclusão do meu curso.

Abraços

. disse...

Parabéns pela sua iniciativa!!!

Uma sugestão: na sua apresentação onde se lê "Apenas organizo as informações, mais gostaria...." o correto é "Apenas organizo as informações, MAS gostaria......"

"Mais" é relacionado à quantidade...

"Mas" pode ser considerado sinônimo de "entretanto" (é o caso do seu texto)

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eugênio Cidade disse...

Parabéns pela iniciativa.
Sou estudante de graduação da primeira turma de Comunicação Organizacional, da Universidade de Brasília - UnB, do Brasil.
Convido-a, e a seus leitores, a visitar o Blog de nosso grupo de estudos, especialmente focado nos assuntos da Comunicação Organizacional e em trabalhos acadêmicos realizados durante cada ano de nossa formação.
Pelo que temos visto, parece que o pessoal de Relações Públicas não está gostando muito da ideia de termos uma atuação gestora, independente, com formação específica e diferenciada das Relações Públicas.
Espaços profissionais, especificações de cargos terão de ser redefinidos.
Esse assunto (Comunicação Organizacional X Relações Públicas) ainda promete muita água para girar o moinho...
Visite nosso Blog em:
http://comunicacaoorganizacionalunb.blogspot.com/
Cordialmente,
Eugênio Cony Faria Cidade.

Anônimo disse...

Muito bom o conteúdo.
Parabéns pelo por seu site
João Paulo